27 janeiro 2010

Instrumentos Meteorológicos








O psicrómetro é um aparelho constituído por dois termómetros idênticos colocados um ao lado do outro, que serve para avaliar a quantidade de vapor de água contido no ar. Este dispositivo é muito utilizado para a determinação do ponto de orvalho e da humidade relativa do ar.





O Higrómetro é um instrumento que serve para medir a humidade presente nos gases, mais especificamente na atmosfera. É utilizado principalmente em estudos do clima, mas também em locais fechados onde a presença de humidade excessiva ou abaixo do normal poderia causar danos, por exemplo em peças de museus, documentos de bibliotecas e elementos de laboratórios. Os higrómetros são compostos, na sua maioria de substâncias com capacidade de absorver a humidade atmosférica.





O cata-vento é um dispositivo que aproveita a energia dos ventos (energia eólica) para produzir trabalho. Algumas pessoas chamam de cata-vento, os simples indicadores de direcção do vento, como setas que giram sobre um eixo vertical.






O barómetro de mercúrio é um instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica. Quanto maior a pressão do ar, mais comprida fica a coluna de mercúrio. Assim, a pressão pode ser calculada, multiplicando-se o peso da coluna de mercúrio pela densidade do mercúrio e pela aceleração da gravidade.





Um anemómetro consiste num instrumento para medir a velocidade do vento ou de outros fluidos em movimento. Geralmente possui um cata-vento para indicar a direcção do vento. A bandeira tende a orientar-se ao longo das linhas de corrente do movimento do ar e os seus movimentos são transmitidos por meios mecânicos ou eléctricos a mostradores ou a registadores, que indicam a direcção do vento.



Um pluviómetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) precipitados durante um determinado tempo e local.

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A Odisseia de Fernão de Magalhães”