05 março 2010

Milhares retidos em navios presos no gelo no Báltico



Cerca de 50 navios, alguns dos quais 'ferries' com milhares de passageiros, estão bloqueados no gelo do Mar Báltico, entre a Suécia e a Finlândia, e a maior parte só será libertada dentro de horas, anunciaram as autoridades marítimas suecas.

Johny Lindvall, da unidade de quebra gelos da Administração Marítima sueca, afirmou que "cerca de 50 navios mercantes aguardam o socorro dos quebra gelos [e], temos seis 'ferries' grandes bloquedados, mas já libertámos dois".

Estes 'ferries' asseguram a ligação entre a Suécia e a Finlândia, excepto um deles, o Regal Star, bloqueado desde as 23:00 horas TMG de quarta feira, quando se dirigia para a Estónia. A maior parte dos navios está retida no gelo pelos fortes ventos à entrada do arquipélago de Estocolmo, que conta cerca de 24 mil ilhas, onde as temperaturas são negativas desde meados de dezembro, num inverno anormalmente muito rigoroso.

Num primeiro momento, a agência sueca TT anunciara que 2630 passageiros de dois grandes 'ferries' da companhia Viking line, o Isabella e o Amorella, estavanm bloqueados. O número de passageiros foi entretanto revisto em baixa para 1841 e esclarecido que o Isabella fora libertado. Lindvall realçou que "nunca se tinham visto tantos barcos bloqueados, desde os anos 80".

O director da Viking line, Jan Kaarström, já afirmou que a empresa estava bem equipada para enfrentar os gelos e que todos os passageiros estão bem de saúde. Vários cargueiros estão bloqueados na baía estreita de Botnie, onde o gelo é mais espesso, e em torno das ilhas Aaland, situada entre a Suécia e a Finlândia.

jn.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A Odisseia de Fernão de Magalhães”