14 abril 2010

Gráficos Termopluviométricos

Construção de um gráfico termopluviométrico

1. Precisas de conhecer os valores de temperatura e de precipitação registados num dado lugar, ao longo de um determinado período de tempo (Quadro I).

2. Constróis um gráfico com um eixo horizontal e dois verticais. Marcas, no eixo horizontal, um intervalo de 0,5 cm para cada mês do ano, assinalando-os com as respectivas iniciais. Deves usar papel milimétrico (A).

3. No eixo vertical da direita indicas os valores de precipitação com um intervalo sempre igual – 1 cm = a 20 mm, por exemplo. No eixo vertical da esquerda marcas os valores de temperatura com um intervalo que deverá ser metade daquele que usaste para a precipitação – 1 cm = 10 ºC, neste caso. Assim, poderás identificar mais facilmente os meses secos (B).


4. Desenhas, para cada mês, uma barra com altura igual ao respectivo valor de precipitação. Podes assim visualizar a distribuição anual da precipitação (C).

5. Marcas, na direcção do meio do intervalo de cada mês, um ponto correspondente ao valor da respectiva temperatura média. Ligas todos os pontos entre si e obterás a curva da variação anual da temperatura (D).



Adaptado de Caderno de Actividades Novas Viagens 7.º ano,

de João Manuel Marques Coelho e

Arinda Fernandes Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A Odisseia de Fernão de Magalhães”