21 abril 2010

Islândia: Três crateras em erupção


Três crateras do vulcão islandês em erupção continuam esta terça-feira a expelir cinzas, sendo que as nuvens formadas são mais pequenas e mais claras do que nos dias anteriores.

Segundo um comunicado da polícia da Islândia “a actividade vulcânica continua a ser considerável no local e três crateras, aparentemente separadas, continuam em erupção”. A guarda-costeira islandesa e especialistas deslocaram-se segunda-feira ao local para avaliar a erupção.

As autoridades islandesas não falam da nova nuvem de cinzas que as autoridades aeronáuticas britânicas (NATS) dizem ter detectado em deslocação para o espaço aéreo britânico. E, ao contrário do diz a NATS quanto a uma intensificação da erupção, os especialistas islandeses afirmam que o vulcão parece estar a acalmar e a produzir muito menos cinzas.

Os especialistas dizem que as primeiras projecções de lava podem indicar que o vulcão vai deixar de expelir cinzas e que a nuvem, que desde quinta-feira passada está a paralisar o tráfego aéreo na Europa, se dissipe rapidamente.

Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A Odisseia de Fernão de Magalhães”