18 abril 2011

Onda de calor em Abril


Onda de calor afecta interior do país há onze dias

As regiões do interior do país estão a ser afectadas há onze dias por uma onda de calor, por causa do ar quente e seco que chega de Leste, segundo o Instituto de Meteorologia.

Uma onda de calor verifica-se quando, durante mais de cinco dias consecutivos, a temperatura é superior em 5°C à média para a altura do ano. 

Segundo o Instituto de Meteorologia, esta situação começou a 4 de Abril e “ainda se mantém, tendo já uma duração de onze dias”. 

Estas temperaturas explicam-se pela “predominância da corrente de leste, transportando ar quente e seco no território do continente, devido à localização do anticiclone dos Açores a Oeste da Península Ibérica”.

No entanto, o cenário vai mudar a partir da tarde de domingo, com precipitação e descida da temperatura. O Instituto de Meteorologia explica esta alteração com uma “rotação do vento para o quadrante sul” que transportará ar marítimo, progressivamente, de Sul para Norte.

Há uma onda de calor em Abril a cada quatro anos

Ainda que as ondas de calor na Primavera sejam mais frequentes em Maio, têm-se verificado, “pelo menos, uma onda de calor a cada quatro anos, em média, nos últimos 70 anos”, recorda o instituto. A título de exemplo e até agora, neste século já foram registadas ondas de calor em Abril nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2007.

A onda de calor mais generalizada e com maior duração registada em Abril ocorreu em 1995, “com duração que atingiu os 15 dias em muitas estações da rede de observação deste instituto.
Publico.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A Odisseia de Fernão de Magalhães”