26 julho 2011

Vento das últimas semanas abranda a partir de 5.ª feira

O vento intenso que se tem sentido nas últimas semanas em Portugal Continental começou a diminuir e terá um maior enfraquecimento a partir de quinta-feira, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

Também a temperatura máxima começou a subir e a tendência deverá manter-se, prevendo o IM que os termómetros subam nos próximos dias para "valores superiores ao normal". O IM explica que a diminuição do vento e o aumento da temperatura se deve a "um ligeiro enfraquecimento do anticiclone localizado nos Açores e a uma alteração na posição, deslocamento para leste, e intensidade da depressão que se encontrava centrada nas Ilhas Britânicas".

O Instituto refere que desde o dia 3 de Julho, uma alteração da situação meteorológica "originou no território do continente descida das temperaturas e aumento da intensidade de vento, que passou a soprar moderado a forte em particular no litoral oeste, nomeadamente a partir de dia 17 de Julho". Nesse dia registaram-se rajadas de 74 quilómetros por hora em Lisboa e 56 quilómetros por hora em Setúbal.

"Associada a esta situação meteorológica de vento registaram-se, até ao passado dia 20, em todo o território, à excepção da região do Algarve, nomeadamente no litoral oeste, temperaturas abaixo do normal para a época", adianta o IM.

Fonte: dn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A Odisseia de Fernão de Magalhães”