24 novembro 2011

Índice Desenvolvimento Humano em Portugal

Uma infografia excelente no jornal Público, caracteriza o Índice de Desenvolvimento na Zona Euro.

Basta seguir o link: Índice Desenvolvimento Humano

A primeira constatação é a descida de dois lugares no Ranking Mundial. Actualmente, Portugal encontra-se no 41.º lugar, com um valor de 0,809, que corresponde a um nível de desenvolvimento muito elevado. Importante realçar que em 1980 o valor do nosso IDH correspondia a 0,639, tendo subido substancialmente e consecutivamente ao longo dos últimos 31 anos.

Quando comparamos os dados que permitem chegar ao valor do IDH, destaque para o PIB per capita de Portugal que é dos mais reduzidos da zona Euro. Portugal com um valor de 24,920 USD só tem abaixo de si Malta, Eslováquia e Estónia (19,693 USD).

Ao nível da educação, os dados referem-se ao número médio de anos de escolaridade. Apesar de nos encontrarmos num patamar elevado de desenvolvimento, o número médio de anos de escolaridade é o mais baixo da zona Euro, com 7,7 anos. Apesar de todas as políticas ao nível da educação que tornaram o ensino obrigatório, Portugal encontra-se na cauda da Europa, encontrado-se a Alemanha no topo do ranking, com 12,2 anos.

Uma boa notícia relaciona-se com a utilização de energias renováveis, aspecto em que Portugal se destaca pela positiva. Em Portugal 18,3% da energia utilizada é de origem renovável. Aqui, o nosso país encontra-se em terceiro lugar, só suplantado pela Áustria e Finlândia.


Sem comentários:

Enviar um comentário

“A Odisseia de Fernão de Magalhães”