02 junho 2010

'Agatha' abre pior época de furacões desde 2005

Primeira tempestade tropical já vitimou 18 pessoas na Guatemala e em El Salvador

Horas após o vulcão Pacaya ter entrado em erupção, já a Guatemala se via a braços com outra situação meteorológica grave: os ventos fortes e a chuva intensa da primeira tempestade tropical - Agatha - assolaram o território guatemalteco e avançaram para o vizinho El Salvador. Pelo caminho ficaram 19 mortos - muitos deles crianças -, alguns vítimas de enxurradas provocadas pelas chuvas.

A primeira tempestade tropical transformou-se ontem em depressão, segundo afirmaram os responsáveis da Guatemala e de El Salvador. Mas os meteorologistas da Agência Oceânica e Atmosférica americana (NOAA) alertaram já para o facto de que a época dos furacões - que se inicia a 1 de Junho e se prolonga até 30 de Novembro - possa ser, este ano, uma das piores alguma vez registadas no Oceano Atlântico.

Na Guatemala e de acordo com a Coordenação Nacional para as Catástrofes (Conred), os efeitos desta tempestade foram mais mortíferos do que no país vizinho: 13 mortos, 24 desaparecidos e 74500 sinistrados, metade dos quais tiveram de abandonar as suas casas e as suas povoações para escaparem aos deslizamentos de terras provocados pela intensa chuva que cai desde sábado.

Álvaro Colom, Presidente da Guatemala, aproveitou uma reunião de emergência do Executivo para lançar um apelo à "unidade" de todos os seus concidadãos. E, face à situação que se verifica no país, Colom anunciou que vai anular as suas viagens oficiais ao Canadá e à República Dominicana, agendadas para a próxima semana.

A intensidade das chuvas fez com que os rios no sul da Guatemala transbordassem ou estivessem próximos de o fazer, segundo avançaram responsáveis locais.

"Choveu num dia o que normalmente chove num mês", afirmou, a propósito Cesar George, do Instituto de Meteorologia nacional da Guatemala. George avançou que, por exemplo, na comunidade de Champerico caíram 30 cm de água em 30 horas. A situação em Champerico é preocupante. O Presidente Colom afirmou que as autoridades não tinham conseguido alcançar por "ar, terra ou mar", esta estância balnear no sudoeste da Guatemala.

O excesso de chuva terá levado um edifício de três andares a ruir no norte da capital do país; desconhece-se a existência de vítimas. Pontes também ruíram perante a pressão das águas.

Em El Salvador, o Presidente Mauricio Funes declarou o estado de "alerta vermelho" depois da chuva intensa ter provocado seis mortos, três dos quais - dois adultos e uma criança - ficaram soterrados sob os escombros da casa que não resistiu à enxurrada.

Responsáveis da Defesa Civil deste país da América Central afirmaram que o rio Acelhuate, que atravessa San Salvador, subiu de forma perigosa e ameaça inundar as ruas da capital.

As Honduras também não escaparam à "Agatha", cujas chuvas provocaram um morto em Santa Ana e levaram à destruição de 45 casas. As autoridades tiveram ainda de proceder à retirada de 1500 pessoas para local seguro.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A Odisseia de Fernão de Magalhães”