14 junho 2010

Satélite investiga impacto do Sol no aquecimento do clima

Um satélite destinado a estudar as variações de actividade do Sol e dos seus eventuais efeitos no clima terrestre vai ser lançado na terça-feira do cosmódromo de Yasny, na Rússia.

O satélite francês Picard foi concebido para medir em simultâneo a velocidade de rotação do Sol, a potência dos seus raios, a presença de manchas na superfície da estrela, a sua forma e diâmetro para estabelecer as relações entre estes diferentes elementos. Os dados recolhidos pelo Picard irão permitir avaliar "a influência do nosso astro na evolução das temperaturas terrestres e a sua contribuição para o aquecimento climático", pode ler-se no documento do Centro Nacional de Estudos Espaciais em que é apresentada a missão.

"Alguns especialistas pensam que mais de 80% das mudanças climáticas resultam dos gases de efeito de estufa e 10-20% do Sol. Mas nem todos participam desta opinião", ainda segundo o documento da missão. Os dados obtidos pelo Picard permitirão reconstruir a história climática do Sol e criar um modelo da sua actividade.

O satélite tem um peso de 150 quilos e foi baptizado em homenagem ao astrónomo francês Jean Picard, que, no século XVII, foi o primeiro a medir o diâmetro do Sol e a determinar a sua relação com a actividade da estrela.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A Odisseia de Fernão de Magalhães”