14 junho 2010

Viagem ao litoral de Esposende



Apesar do mau tempo, na Terça-Feira, dia 8 de Junho, os alunos dos 10º e 11º anos deslocaram-se ao Parque do Litoral Norte, em Esposende onde puderam observar a problemática associada à dinâmica do litoral. Todos se mostaram surpreendidos com a rapidez com que o mar tem avançado e com a influência que o Homem tem nesta questão.

Todos se mostaram muito sensibilizados e preocupados com o rápido avanço do mar, dado que muitos dos alunos habitam próximo de áreas costeiras. Ao longo da saída de campo, todos foram apontando problemas, mas também estratégias que permitiriam salvaguardar a linha de costa.

A temática do clima foi, igualmente, abordada ao longo da saída de campo, pois o aquecimento global tem influência no degelo e, consequentemente, na subida do nível médio das águas, para além de alterações nos próprios ecossistemas. Segundo o guia, o Inverno mais rigoroso que o habitual, contribuiu de forma decisiva para um recuo mais rápido da costa em algumas áreas do Parque do Litoral Norte.

2 comentários:

  1. A visita para além de muito interessante, também foi muito produtiva, pois ver as coisas ao vivo é bastante diferente do que nos manuais.
    Gostei imenso !

    ResponderEliminar
  2. Foi muito interessante e enriquecedora.
    Gostei muito dos seixos!

    ResponderEliminar

“A Odisseia de Fernão de Magalhães”